Caso existissem dúvidas em relação às vantagens da utilização de carros elétricos para a diminuição dos níveis de CO2, o estudo revelado pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente, T&E, vem comprovar que um carro elétrico produz três vezes menos dióxido de carbono comparativamente a um carro movido por combustíveis fósseis, o que é equivalente a menos 66% a 68%, dependendo do tipo de combustível utilizado pelas viaturas não elétricas.
Considerando vários fatores comparativos, como um automóvel de média capacidade, com emissões médias associadas à produção e distribuição de eletricidade em Portugal, 225 mil quilómetros e o facto de ter uma bateria produzida com reduzidas emissões de carbono, prevê-se que um automóvel elétrico emitiria 18,1 toneladas de CO2, enquanto um automóvel a gasóleo e gasolina emitiram 52,5 toneladas e 57 toneladas, respetivamente.
Os benefícios da mobilidade elétrica superam em vários aspetos os veículos movidos a combustíveis fósseis e é nesse sentido que a indústria automóvel está a alterar os seus processos produtivos, por forma a colocar no mercado mais veículos amigos do ambiente. Na próxima década, e, segundo estima a T&E, os automóveis elétricos aumentarão até 30 vezes a sua presença na Europa.
Par Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, os objetivos da União Europeia com base no Pacto Ecológico Europeu, passam por reduzir, de forma gradual, até 2035, os carros a gasóleo e a gasolina para que haja uma mobilidade de zero emissões. Para que isto seja possível terá de haver um maior incentivo para a compra destes veículos elétricos.
A Federação Europeia de Transportes e Ambiente, conclui ainda que a mobilidade elétrica e a consequente utilização dos carros elétricos, irá reduzir até quatros vezes mais as emissões de dióxido de carbono até 2030.
Fonte: estudo